Cabelos

Soro fisiológico hidrata o cabelo? Mito ou verdade?

Soro fisiológico hidrata o cabelo? Mito ou verdade?

Já faz um tempo que vejo resenhas e mais resenhas de hidratação capilar com soro. Mas sempre alguém pergunta: como pode hidratar se o soro tem cloreto de sódio que é sal, e sal resseca o cabelo?

Vamos desvendar esse mistério?

O que é soro fisiológico?

É uma solução isotônica (semelhante) em relação aos líquidos corporais, que contêm 0,9%, em massa, de água destilada, ou seja, cada 100mL da solução aquosa contém 0,9 gramas do sal.

Então se analisar essa composição não tem nada hidratante ai.

Segundo alguns dermatologistas na verdade o que o soro faz é regular o pH do cabelo. Ele tem um pH próximo ao do nosso cabelo e isso deixa o fio alinhado. O pH do soro fica em torno 6.

Sabe quando o cabelo tá poroso? Arrepiado e com muito frizz? O soro ajuda e muito a diminuir esses efeitos que a gente detesta.

Sobre o Soro Fisiológico

Indicação: Para hidratar e refrescar a pele, lavagem de lentes de contato e uso em geral.
Composição: cloreto de sódio e água destilada.
Modo de usar: Uso externo. Aplicar na pele utilizando suaves massagens.
Advertência: Não ingerir. Não utilizar se o líquido não estiver límpido, incolor, transparente ou inodoro. Produto não pode ser utilizado fora do prazo de validade indicado, sob o risco de não produzir os efeitos esperados.
Cuidados de conservação: Manter a embalagem bem fechada, a temperatura ambiente (15 a 30º) protegido de luz e fonte de calor. Ideal guardar na geladeira.

Como usar o soro fisiológico nos cabelos?

Pode ser usado em forma de spray e usar quando sentir o cabelo mais rebelde. Ensinei a fazer o Spray AQUI.

Ou usar para finalizar a lavagem. Igual a gente faz com o vinagre de maçã sabe? Você lava, trata, condiciona e finaliza com o soro. Já vi gente misturando nas máscaras. Eu acho que assim não faz muito efeito, o que vai hidratar mesmo é a máscara.

Ele é bem absorvido pelo fio o que resulta em cutículas mais fechadas.

A vantagem dele é que como o pH é próximo ao do fio, diferente do vinagre que é mais baixo, a gente não corre o risco de selar demais essa cutícula, o que também não é bom pro cabelo.

E outra. A água utilizada no soro é destilada, livre das porcarias que a água de casa tem. Isso também ajuda nos bons resultados, afinal cloro, metais pesados contidos na água acabam deixando o fio ressecado. Pra mim o que  hidrata é a água.

Mas, ai vai de cada cabelo. Eu testei algumas vezes. Não senti hidratação, mas achei que o cabelo ficou mais sedoso que o normal. Acho melhor usar no final da lavagem, foi onde meu cabelo ficou melhor.

Mas… E o sal contido nele? Não resseca meu cabelo?

Depende do cabelo e do uso que fizer do soro. Sempre falo isso, tudo em excesso pode deixar de ser bom e virar um veneno. E a quantidade de sal é  pouca, para a quantidade de água.

Eu testei a receita de spray, e aplicava uma a duas vezes ao dia, e achei que meu cabelo acabou dando uma ressecada.

Nos cabelos cacheados ele funciona super bem. Principalmente quando não quer lavar o cabelo. Basta borrifar o soro ao invés da água comum e dar uma ajeitada no fio. Ele fica com aspecto de limpo e os cachos no lugar.

Pode ser usado por todos tipos de cabelos. Mas eu não indicaria o uso diário. Umas 2 vezes na semana tá bom demais.

Soro fisiológico hidrata o cabelo? Mito ou verdade?

Os dois.  Como falei acima vai de  cada cabelo. E mesmo não tendo nada hidratante na composição a sensação que dá nos fios é essa, de hidratados. Na embalagem mesmo  vem a indicação que serve para hidratação da pele. Provavelmente é o efeito da água destilada e não do sal.

Então o  jeito é testar e descobrir qual o efeito do soro no seu cabelo né? Afinal… Cada cabelo uma sentença. E um produto tão baratinho como esse vale e muito testar. Vai achar para comprar nas farmácias.

Descobri mais dicas de uso do Soro fisiológico, mas essas ficam pra próxima resenha. Beijocas.

Marcia Sales

Sou a Márcia, cinquentona, paulista, que ama cuidar dos cabelos, adora bichos e plantas. Entrei nesse mundo dos Blogs sem querer, e hoje amo o que faço. Sejam todos bem vindos ao Mulheres Divando e espero que minhas dicas possam ajudar a cada um dos meus leitores. Bjos

Deixe um comentário
Compartilhar
Publicado por
Marcia Sales

Postagens recentes

HASKELL INFUSÃO DE ÓLEOS 

E bora testar mais um lançamento, Máscara e Óleo Nutritivo Haskell Infusão de Óleos.  …

4 dias atrás

RESENHA SKALA RAÍZES DO MORRO 

Então hoje vamos de baratinho? Bora testar o mais novo lançamento Skala Raízes do Morro…

7 dias atrás

ÓLEO EXTRAORDINÁRIO NOVA FÓRMULA

E a L'Oreal mudou tudo numa linha que eu amava, será que melhorou ou estragou?…

2 semanas atrás

YAMASTEROL COLÁGENO VEGETAL 

E hoje vamos de baratinho de uma marca que faz tempo que não uso. É…

2 semanas atrás

MÁSCARA LISO FORTE PROBELLE 

E hoje vamos de linha pra cabelo liso. Máscara Liso Forte Probelle.  Aliás, eu já…

3 semanas atrás

SEDA BAMBU E BIOTINA 

E lá vamos nós testar mais um baratinho de mercado. Será que é bom? Estou…

3 semanas atrás

This website uses cookies.