Soro fisiológico hidrata o cabelo? Mito ou verdade?
Já faz um tempo que vejo resenhas e mais resenhas de hidratação capilar com soro. Mas sempre alguém pergunta: como pode hidratar se o soro tem cloreto de sódio que é sal, e sal resseca o cabelo?
Vamos desvendar esse mistério?
O que é soro fisiológico?
É uma solução isotônica (semelhante) em relação aos líquidos corporais, que contêm 0,9%, em massa, de água destilada, ou seja, cada 100mL da solução aquosa contém 0,9 gramas do sal.
Então se analisar essa composição não tem nada hidratante ai.
Segundo alguns dermatologistas na verdade o que o soro faz é regular o pH do cabelo. Ele tem um pH próximo ao do nosso cabelo e isso deixa o fio alinhado. O pH do soro fica em torno 6.
Sabe quando o cabelo tá poroso? Arrepiado e com muito frizz? O soro ajuda e muito a diminuir esses efeitos que a gente detesta.
Sobre o Soro Fisiológico
Como usar o soro fisiológico nos cabelos?
Pode ser usado em forma de spray e usar quando sentir o cabelo mais rebelde. Ensinei a fazer o Spray AQUI.
Ou usar para finalizar a lavagem. Igual a gente faz com o vinagre de maçã sabe? Você lava, trata, condiciona e finaliza com o soro. Já vi gente misturando nas máscaras. Eu acho que assim não faz muito efeito, o que vai hidratar mesmo é a máscara.
Ele é bem absorvido pelo fio o que resulta em cutículas mais fechadas.
A vantagem dele é que como o pH é próximo ao do fio, diferente do vinagre que é mais baixo, a gente não corre o risco de selar demais essa cutícula, o que também não é bom pro cabelo.
E outra. A água utilizada no soro é destilada, livre das porcarias que a água de casa tem. Isso também ajuda nos bons resultados, afinal cloro, metais pesados contidos na água acabam deixando o fio ressecado. Pra mim o que hidrata é a água.
Mas, ai vai de cada cabelo. Eu testei algumas vezes. Não senti hidratação, mas achei que o cabelo ficou mais sedoso que o normal. Acho melhor usar no final da lavagem, foi onde meu cabelo ficou melhor.
Mas… E o sal contido nele? Não resseca meu cabelo?
Depende do cabelo e do uso que fizer do soro. Sempre falo isso, tudo em excesso pode deixar de ser bom e virar um veneno. E a quantidade de sal é pouca, para a quantidade de água.
Eu testei a receita de spray, e aplicava uma a duas vezes ao dia, e achei que meu cabelo acabou dando uma ressecada.
Nos cabelos cacheados ele funciona super bem. Principalmente quando não quer lavar o cabelo. Basta borrifar o soro ao invés da água comum e dar uma ajeitada no fio. Ele fica com aspecto de limpo e os cachos no lugar.
Pode ser usado por todos tipos de cabelos. Mas eu não indicaria o uso diário. Umas 2 vezes na semana tá bom demais.
Soro fisiológico hidrata o cabelo? Mito ou verdade?
Os dois. Como falei acima vai de cada cabelo. E mesmo não tendo nada hidratante na composição a sensação que dá nos fios é essa, de hidratados. Na embalagem mesmo vem a indicação que serve para hidratação da pele. Provavelmente é o efeito da água destilada e não do sal.
Então o jeito é testar e descobrir qual o efeito do soro no seu cabelo né? Afinal… Cada cabelo uma sentença. E um produto tão baratinho como esse vale e muito testar. Vai achar para comprar nas farmácias.
Descobri mais dicas de uso do Soro fisiológico, mas essas ficam pra próxima resenha. Beijocas.
Comentários do Facebook