Selar as cutículas do cabelo – O que é, e para que serve? Quando fazer?

Sempre falo nos posts, principalmente nos que falam sobre hidratação e tratamentos capilares, que sempre tem que Selar as cutículas do cabelo. Mas, vocês sabem porque? Quais os benefícios disso?Bora aprender?

Quando fazemos químicas, ou usamos muito shampoo, o cabelo muitas vezes fica poroso, parecendo uma palha. Perde o brilho, fica sem movimento, e muitas vezes nem adianta hidratar.
Na verdade adianta no dia, mas na próxima lavagem o cabelo já volta a ficar feio. Provavelmente suas cutículas estão abertas e o PH do cabelo deve estar acima do 7, e por isso nenhum produto permanece nos fios.Entenda o pH do seu cabelo!

Selar as cutículas do cabelo – O que é, e para que serve?

Nesses casos Selar os fios é a salvação: selar é um tratamento que recupera a estrutura do cabelo, protegendo das agressões externas e fecha as cutículas.
 
Então. Existem vários tipo de selagem, desde as feitas em salões, e as que podem ser feitas em casa. Aliás, tem que ficar atenta as selagens feitas em salões, pois, muitas vezes é um alisamento e não tratamento. Mas, hoje a dica é de selagens  caseiras as que realmente tratam o fio.
Um dos tratamentos tem como base produtos com proteínas e queratina que envolvem o cabelo, formando uma camada protetora e duradoura, que protege dos raios solares e das altas temperaturas dos secadores, deixando-os resistentes, com muito brilho e com menos frizz.

Selagens caseiras com vinagre ou limão.

 
Outro truque que ajuda e muito a selar os fios, e já é um queridinho de muitas mulheres é o Vinagre de maçã. Mas, vinagre no cabelo? Isso mesmo, por ele ter um PH entre 2.5 e 2,9, super baixo, se usá-lo na última enxaguada, ele vai baixar o PH do cabelo.

O vinagre vai selar essas cutículas, diminuindo a porosidade, a aspereza, trazendo o brilho e a maciez de volta aos fios. Mas use de vez em quando, e não em todas as lavagens. Eu uso 1 vez por semana, uma medida de água para uma de vinagre. (Falei tudo sobre vinagre de maçã aqui)

Como usar limão para selar o fio.

Além do vinagre outro truque que gosto muito é usar o limão. Basta uma colhe de sobremesa de suco de limão misturado no condicionador na hora de usar ta? Nunca misture antes e deixa isso pronto. Deixei uns 3 minutos no fio, enxague e pronto. Tem o passo a passo AQUI.
Finalizar a lavagem do cabelo com condicionador ajuda e muito a selar as cutículas , aliás a função deles é essa mesma, fechar as cutículas que foram abertas pelo shampoo. Se usar um condicionador com um PH abaixo de 4 melhor ainda. E quando aplicar de preferência enluve os fios:veja como enluvar AQUI.
 
Selar, nada mais é que fechar as cutículas dos fios, fazendo com que a hidratação ou outro tratamento permaneça dentro dele. Mas, às vezes é preciso selar antes mesmo do tratamento, no caso dos cabelos porosos ou muito elásticos. AQUI explico qual o momento certo de selar o fio, antes, ou depois dos tratamentos. 

Beijocas!
Marcia Sales

Sou a Márcia, cinquentona, paulista, que ama cuidar dos cabelos, adora bichos e plantas. Entrei nesse mundo dos Blogs sem querer, e hoje amo o que faço. Sejam todos bem vindos ao Mulheres Divando e espero que minhas dicas possam ajudar a cada um dos meus leitores. Bjos

Deixe um comentário
Compartilhar
Publicado por
Marcia Sales

Postagens recentes

HASKELL INFUSÃO DE ÓLEOS 

E bora testar mais um lançamento, Máscara e Óleo Nutritivo Haskell Infusão de Óleos.  …

5 dias atrás

RESENHA SKALA RAÍZES DO MORRO 

Então hoje vamos de baratinho? Bora testar o mais novo lançamento Skala Raízes do Morro…

7 dias atrás

ÓLEO EXTRAORDINÁRIO NOVA FÓRMULA

E a L'Oreal mudou tudo numa linha que eu amava, será que melhorou ou estragou?…

2 semanas atrás

YAMASTEROL COLÁGENO VEGETAL 

E hoje vamos de baratinho de uma marca que faz tempo que não uso. É…

2 semanas atrás

MÁSCARA LISO FORTE PROBELLE 

E hoje vamos de linha pra cabelo liso. Máscara Liso Forte Probelle.  Aliás, eu já…

3 semanas atrás

SEDA BAMBU E BIOTINA 

E lá vamos nós testar mais um baratinho de mercado. Será que é bom? Estou…

3 semanas atrás

This website uses cookies.