Cabelos

O que é Ácido Lático e benefícios para os cabelos.

Agora com essa moda de shampoo que alisa, ou alisamento sem formol, o que mais se vê são composições a base da ácidos. Alguns realmente são derivados do formol como o ácido glioxílico que, quando aquecido, vira formol, mas o ácido mais usado ultimamente tanto nesses produtos que “alisam”, mas também em muitas máscaras de tratamento é o Ácido Lático.

E muita gente confunde o ácido láctico com os derivados do formol. Fiquem sabendo que eles não têm nada em comum. Ácido lático não é nem primo distante do formol.

 O que á Ácido lático?

O ácido láctico é um composto orgânico com a fórmula CH 3 CH (OH) CO 2 H. Sólido ou líquido, solúvel em água que é produzido naturalmente ou sinteticamente. Tem cor cristalina, sabor suave e ligeiramente salino.

Naturalmente a produção se dá por meio da fermentação da lactose pela bactéria Streptococcus lactis. Já, industrialmente, é fabricação é feita pela fermentação controlada de hexoses de leite, milho e melaço.

Ou feito em laboratório através da reação química de etanal com uma solução de ácido sulfúrico e cianeto de sódio. Foi descoberto pelo químico sueco Carl Wilhelm Scheele no século XVIII através de pesquisas com o leite talhado.

Hoje em dia é amplamente usado em cosméticos. Tanto para os cabelos como para a pele. Vai encontrar em muitos alimentos também, mas nesse caso é o feito através da fermentação natural.

Na pele ele além de clarear, consegue devolver a elasticidade das fibras, trata acnes, verrugas, calos, para peelings, rugas e atrofias.

Mas, vamos ao que interessa.

O que é Ácido Lático e benefícios para os cabelos

Quando aquecido esse ácido preenche espaços abertos na cutícula do fio, coisa comum em cabelos danificados por químicas. Aumenta a massa e reestrutura a fibra deixando mais resistente, e dando nova forma e brilho.

Aliás, vai encontrar esse ácido em shampoos, máscaras e condicionadores. E sua ação no fio depende de como foi formulado esse produto, e da quantidade usada de ácido.

Nos cabelos secos e quebradiços, o ácido láctico deixa os fios temporariamente mais maleáveis devido ao seu alto poder de hidratação e sua capacidade de absorver água. Além disso, também regula o pH o que deixa o fio mais alinhado.

Em concentrações mais elevadas, o ácido láctico tira parte do revestimento protetor de queratina do cabelo. Isso melhora a capacidade do cabelo para absorver outros ingredientes restauradores. Ou seja, prepara o fio para receber outros tratamentos.

Não alisa cabelo!

Mas, sua facilita o efeito liso das escovas e prolonga o resultado. E seu efeito disciplinante deixa o fio mais liso. Mas, não tem efeito permanente como os alisamentos com outras quimicas.

O Acido Lático é compatível com outras químicas, mas quando o intuito é alisar, fique ligada na composição do produto, pois nunca vem sozinho. Por isso sempre olhem a composição provavlemente pode ter algum formol disfarçado ou outros ácidos prontos pra detonar seu cabelo. Agora todas já sabem né? Beijocas.

Marcia Sales

Sou a Márcia, cinquentona, paulista, que ama cuidar dos cabelos, adora bichos e plantas. Entrei nesse mundo dos Blogs sem querer, e hoje amo o que faço. Sejam todos bem vindos ao Mulheres Divando e espero que minhas dicas possam ajudar a cada um dos meus leitores. Bjos

Deixe um comentário
Compartilhar
Publicado por
Marcia Sales

Postagens recentes

HASKELL INFUSÃO DE ÓLEOS 

E bora testar mais um lançamento, Máscara e Óleo Nutritivo Haskell Infusão de Óleos.  …

3 dias atrás

RESENHA SKALA RAÍZES DO MORRO 

Então hoje vamos de baratinho? Bora testar o mais novo lançamento Skala Raízes do Morro…

5 dias atrás

ÓLEO EXTRAORDINÁRIO NOVA FÓRMULA

E a L'Oreal mudou tudo numa linha que eu amava, será que melhorou ou estragou?…

1 semana atrás

YAMASTEROL COLÁGENO VEGETAL 

E hoje vamos de baratinho de uma marca que faz tempo que não uso. É…

2 semanas atrás

MÁSCARA LISO FORTE PROBELLE 

E hoje vamos de linha pra cabelo liso. Máscara Liso Forte Probelle.  Aliás, eu já…

2 semanas atrás

SEDA BAMBU E BIOTINA 

E lá vamos nós testar mais um baratinho de mercado. Será que é bom? Estou…

3 semanas atrás

This website uses cookies.