Me digam se tem coisa que irrita mais do que vendedora de loja cercando a gente o tempo todo? Isso me tira do sério, perco até a vontade de comprar alguma coisa.
Tudo começa quando você entra e a vendedora pergunta: posso ajudar?Você diz: só tô olhando. Mas elas continuam te acompanhando como se fossem seu guarda costas.
Escolho uma roupa, e vou para o provador esperar ela levar a peça, e eis que ela trás outra. Diz que não tinha do meu tamanho, e fica insistindo para provar a que ela trouxe, pois garante que “vai ficar perfeito, é a ultima moda”, e você olha a roupa e vê que ela está te empurrando algo que realmente não vai lhe cair bem.
Outra coisa que eu não gosto, é quando estou provando e elas perguntam: já colocou? Ficou bom? Posso ver? Quem tem que gostar e olhar sou eu, não ela.
Mas a pior coisa é o olhar de preconceito quando você está acima do peso, e elas te encaram de baixo para cima e dizem: ah… não tem do seu tamanho! Tudo bem se não tem a roupa do seu tamanho, mas não precisa fazer cara de pouco caso por isso.
Tem uma coisa que me intimida sempre, geralmente isso acontece em lojas de calçados. Fica uma fila de vendedores, todos com aquele olhar de caça, pensando: lá vem uma presa. Isso me dá calafrios e acabo nem entrando na loja.
Aqui em Salvador, tem um tipo de vendedor espanta turista, que juro, às vezes dá vontade de bater neles.
Geralmente, são os de rua que vendem colares e fitinhas do Bonfim. Eles te cercam, insistem e quase te obrigam a aceitar uma fitinha. E quando, pelo cansaço você aceita, ele te empurra um colar. São tão persistentes, te seguem e te assediam, que para se livrar deles você acaba comprando.
Acho que a Prefeitura deveria treinar esses vendedores, afinal, eles lidam com pessoas do mundo todo, e esse assédio quase imoral, queima o filme da cidade.
Vendedoras de loja, por favor, deixem os clientes à vontade para escolher, pois quando precisarmos de ajuda, com certeza iremos te chamar. Não tentem empurrar roupas e nem falar “ficou lindo em você” se tá na cara que não ficou. Sinceridade e educação é a melhor conduta.
Por favor, sorriam meninas, por que não há nada pior que uma vendedora de mal humor! OBS: clientes que tratam mal vendedoras, como se elas fossem menos que você também não pode. Gentileza, gera gentileza. Então, a educação e o respeito tem que vir de ambos os lados.
Meninas, isso irrita vocês? Beijocas!
Marcia Sales
Sou a Márcia, cinquentona, paulista, que ama cuidar dos cabelos, adora bichos e plantas. Entrei nesse mundo dos Blogs sem querer, e hoje amo o que faço. Sejam todos bem vindos ao Mulheres Divando e espero que minhas dicas possam ajudar a cada um dos meus leitores. Bjos